sexta-feira, 7 de agosto de 2009

POUPE-ME DO HORROR!


O massacre de refugiados palestino em Sabra e Shatila, durante a invasão israelense do Líbano, em setembro de 1982, eram meio obscuras para mim, visto que naquele ano eu completava 10 anos de idade e minha cabeça estava voltada para CAÇADORES DA ARCA PERDIDA ( filme trampolim para minha alma cinéfila). Ari Folman, que participou dessa guerra resolver acertar contas com o passado contando seu sonho e suas não lembranças em forma de animação em VALSA COM BASHIR.
A amnésia do diretor quanto ao massacre é o ponto de partida para um desenho animado "sério" , com um formato que lembra muito WALKING LIFE, mas com momentos de carga dramática espantosa...uma especie de fotgrafia desenho que se mexe sob uma trilha sonora contrastante (BEETHOVEN X ASSASSINATO NO POMAR) e poesia dos detalhes de sobreviventes que só possuem pedaços do massacre na mente.
Esse quebra cabeça que não se completará ao fim da história e um retrato de alguem que procura entender a mente de quem participa de um terror impensável... Um personagem real para contos de guerra cuja violencia psíquica só presenciamos em filmes como APOCALIPSE NOW e LINHA VERMELHA...
Entre altos e baixos da narrativa ( as conversas as vezes são didáticas demais ) e as cenas de batalhas são incrivelmente dinâmicas, mesmo sob desenho animado, o filme vai terminando com um agradecimento ao diretor de ter visto todo esse horror em animação, que minimiza o asco pelas atrocidades cometidas.
Entretanto FOLMAN coroa o fim do filme com cenas reais, em vhs...ou seja , nem desss tristes cenas, o pequeno menino de 10 anos, entretido com Indiana JOnes, foi poupado.

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...