quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O ESTRANHO E O ÓBVIO (Análise de: A CAIXA)


Confessarei o único motivo que me predispus a ver A CAIXA: o fato de ele ser uma adaptação de um episódio cult da série oitentista: Além da Imaginação (Twinlyght Tales) que por si só ja era uma adaptação de um conto de raiz moral de Richard Matheson ( responsável por ENCURRALADO, EM ALGUM LUGAR DO PASSADO, AMOR ALEM DA VIDA e EU SOU A LENDA e ), publicado na (pasmen) Playboy em 1970. Tudo isso ja seria bagagem suficiente para esperar no minimo uma solene homenagem a um escritor que indiretamente contribuiu para um cinema reflexão.
Entretanto tive um estranhamento (daqueles decepcionantes) de um filme que tentou adaptar e inserir signos sob a obra de Matheson e de certa forma deformando um pouco a essencia moral dos personagens.
O filme todo tem uma obviedae incomoda... pistas telegrafadas em demasia... ocasiões fantasiosas se contrapondo a razão...e um desenrolar humano aceitável mas não convincente.
Até aí tudo não passava de uma tentativa pouco feliz de se dar explicação a proposta habilmente roterizada no contexto original da serie . Porem o estranhamento estava justamente no nome do diretor : RICHARD KELLY... que após uma estreia cultuada com DONNIE DARKO e uma tacada corajosa e bem menos bem-sucessida com SOUTHLAND TALES , teria tentado um equilibrio com a caixa.
Instigado procurei ver o olhar de Kelly sob o filme...e então dei um pequeno crédito.
Visto a clara divisão das pessoas que viram o filme, Kelly mostra que o obvio hoje , a não é tão mais... e que o estranhamento é um mero ruido... temas como este de "BUTTON, BUTTON" de Matheson, são eterno e mais contundente no dia de hoje... que est mais voltada a oportunidade de se dar bem a custo do outro que vc não estaria emocionalmente envolvido...
Obvio e importante... por que trazer um tema de 86, sob metáforas aparentemente desconexas e niilistas, (como alguns fiulmes do proprio Shiamalan) bota Kelly numa lista de diretores preocupados com a dominação anonima sob nós... , da ordem mundial que usa de nossos problemas financeiros (criado por eles mesmo) como uma forma de elitizar o submundo.
nesse caso, a obviedade passa para o terror, nas suas mais discretas faces...

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...