sábado, 29 de janeiro de 2011

HEROI DE SEGUNDO PLANO ( Análise de O Ultimo Mestre do Ar)


Atenção! a mensagem central do texto abaixo será: O ULTIMO MESTRE DO AR é ao meu ver o único equivoco de M NIGHT SHIAMALAN.
Quer continuar lendo? Ok , o problema é seu.

È com uma premissa analoga a essa que acabei de postar, que o filme citado te intima: vc que ja conhece a saga do AVATAR CARECA que passava na TV GLOBINHO (e que talvez volte quando esse mesmo filme passar na globo) o filme é uma reprodução condensada da primeira temporada do desenho...e voce que não conhece , o filme é sobre a guerra de um mundo onde as pessoas controlam os quatro elementos.

O resto do filme nãos sobra muita coisa a não ser ver como essa guerra se desenvolve e como SHIAMALAN mostra essa história.
A escolha de dirigir tal produção é mais uma mensagem de SHIAMALAN, elegendo o desenho como uma das poucas obras de entretenimento que valeria a pena adaptar.
Seu MAIOR ERRO, foi tentar adaptar em um unico filme toda a essencia didática que o desenho leva 24 episódios para introduzir sua mitologia, seus conflitos dramáticos. Tipico de quem mexe com uma estrutura que desconhece.
Mas ai entra uma escolha que no minimo abala a estrutura de um filme ação: A didática do SEGUNDO PLANO. Muitas cenas de lutas coletivas são em incriveis planos sequencias... lentos e com uma plausibilidade estonteante...Um MISE EN CENE num ritmo pelo qual todos os personagens principais ou não podem mostrar suas habilidades.Mais uma explicação visual de que a violencia não pode ser o centro do espetaculo..alias o espetaculo não pode ser o espetáculo...e só.

Isso é um triunfo... não... todo esse contra-desafio de atender seus fãs, fãs do desenho e ter que provar que pode dirigir uma história que não é sua, era demais para um indiano que declarou ser um "europeu incompreendido"

O triunfo como sempre são as crianças que ele dirige. O menino Noah Ringer, AVATAR em questão ,é simplesmente (esse sim) espetacular. Primero sua maturidade perante o papel, que é quase de um "Cristo" ou "Buda", segundo por sua virtuosidade a arte marcial (presença em tela digna de algo parecido quando vi pela primeira vez Jet Lee).
Resultado , o menino foi o único poupado da retaliação (quase sempre justa) das indicações ao FRAMBOESA DE OURO.
Resta saber se a saga continuará, já que pela lógica temos mais tres filmes...e é bem capaz do pessoal do framboesa fazer uma categoria só pro SHIAMALAN.

MAs entendam que tanto esse AVATAR como desenho , e o filme em si, é uma oportunidade dessas crianças (bombardeados por edições de dois segundos) terem uma opção de valores. Comportamentais como a fábula sugere e visuais como SHIAMALAN tem a (sempre) a pretensão.

Para um consolo final: O carequinha tatuado vale por todos os SMURFS GIGANTES do filme do CAMERON

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...