quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Animação como Ícone


Numa época onde a computação gráfica transcendeu os limites da imaginação, as animações classicas ficaram em segundo plano devido ao trabalho etempo de realização. Nesse mar de possibilidades a exigencia imediata é da criatividade, do trazer algo novo ou até mesmo tradicional sob uma ótica visionária. Esse segundo caso já tem um nome:Hayao Miyazaki.
A sua última investida , "O CASTELO ANIMADO" é tudo que a humanidade deseja , compra e dá a vida: minutos de fantasia. Somado os trabalhos anteriores, não menores (
A Princesa Mononoke, e A viagem de Chihiro, que ja eram obras primas) Miyazaki tem a aura de grandes mestres, indiscutivelmente, um dos ícones da fantasia desse século.
O castelo é deum uma ousadia surreal: a de colocar como protagonista uma senhora de 90 anos, em um desenho de aventura. Só pela premissa já derruba todas a estrutura da pseudo arte que querem impor em nome da economia e falsa moralidade. Em um unico desenho, não só ele educa o público infantil, como ele remete aos adultos a rever seus principios e a capacidade de ver alem da imagem. E de forma mais bela. Sem levar o espectador como um cachorrinho pela coleira e nem colocar os vilões no seu devido lugar... A mensagem não poderia ser mais sublime: o perdão e a tolerancia, sem hipocrisia, fazem parte do mundo das pessoas de bem. Sem felizes para sempre... só felizes.

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...