terça-feira, 20 de julho de 2010

O OGRO RENDIDO (Análise: Schrek 4)


Esse é o post mais corajoso dos ano...tive que reunir forças para faze-lo...provavelmente serei linchado, pela seguinte confissão: NUNCA GOSTEI DE SCHREK!
Nunca o perdoei por ter vencido o primeiro Oscar de animação contra Monstros SA da Pixar (que ao lado de Ratatouille e Os Incriveis, é uma Obra Prima).Mas não só por isso o pseudo-Hulk tinha minha desaprovação. A série , filme após filme , era uma espécie de CAsseta e Planeta Yanke... onde a boa, mas desonesta, premissa de um monstro de coração bom, ser o heroi contra a perfeição aparente dos contos de fadas, numa tentativa de desconstrução , aos meus olhos soavam como um rolo compressor em cima de tudo que foi construido no inconsciente coletivo, numa clara tentativa de abocanhar as crianças que a Dysney não conseguia envolver. Pura contra-cultura fortuita.
A Propria Dysney havia experimentado com os excelentes Lilo e Stitch e A Nova Onda do Imperador, um novo caminho, rindo dela mesma.
Pois os executivos da Dreamworks viram a fonte de seus milhões secarem, e deram a cartada final de seu heroi sob o filão da tecnologia 3D , numa prova que uma piada que se sustenta sob a obra de outros acabam virando por si só a piada das gerações seguintes.
E dado a isso, os roteiristas não tiveram outra alternativa em voltar ao velho cinema de verdade e desistir de usar referencias pop, misturar desenhos classicos a Trilhas modernas, e jogar O Verdão para um mundo alternativo, onde não há paródias a não ser de seus filmes anteriores.
Ali a verdadeira fabula , bem a estilo de FRANK CAPRA acontece, uma estrutura narrativa se faz interessante e SCHREK 4 ou SCHREK PARA SEMPRE se rende a um verdadeiro cinema.
E por tudo isso , sob a mensagem de amor e sacrifício a familia, esse é o unico filme da franquia que merece ser visto, por todos... numa prova que o mundo alternativo na verdade eram os filmes anteriores, onde desrespeito é considerado inovação e que piadas de mal gosto a custas do trabalho honesto só tem um destino: Ficar datado e esteriotipado como um infeliz momento em que por uma jogada de mkenting conseguiram enganar o mundo por algum tempo.
Que a Dreamworks engula seus milhoes e deixem a Pixar cuidar de nossas crianças...por favor!

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...