sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SEGREDO DE LOS HERMANOS (Análise de O Segredo de Seus Olhos)


2 X 0 para a Argentina... no Oscar... e o Brasil joga as fichas no beeem mediano filme do Lula...triste. Por que O SEGREDO DE SEUS OLHOS é um golaço argentino... de um potencial craque do cinema mundial Juan José Campanella. E é claro que a pontadinha de inveja rola em ver que o reconhecimento pelo filme atingiu niveis mundiais...
A explicação se deve a transformação que Campanella teve ao longo de sua carreira, e suas participações em séries americanas, foram estágio suficiente para adquirir um ritmo de filmagem que o permitiu fazer de "O SEGREDO" Um filme de vários generos em um só, com ordem e eficiencia.
Sem telegrafar demais, e sem mostrar de menos... ele tem a intensidade correta típica dos filmes de ação mas com uma direção de atores que conduz uma espontaneidade quase palpável. Devendo claro a excepcional atuação de Ricardo Dárin, seu ator escudeiro.
Com tantos momentos de puro apego sensorial junto a diálogos afiados, o que se destaca é uma fiel declaração de amor ao futebol amarrada no roteiro para no final discutir o papel da paixão nas nossas vidas, tanto no lado doentio quanto no que se diz respeito a função dela para manter-nos vivos. (Uma cena em plano sequencia num estádio de futebol que Brian de Palma ficaria de cara)
Por fim o resultado é um entretenimento acima da média, que não ofende, e não apela para politicagem regional ou reitera o heroismo latino frente a opressao do hemisfério norte. Nem a estetica da fome disfarçada em filmes-favela.
NO final o segredo é não ter segredo.Basta cumprir a que se veio...só isso..
E não é de hoje que sabemos, que, tanto no cinema quanto no futebol, jogar simples talvez seja a melhor estratégia para a vitória.

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...