segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O PASSADO QUE NOS ENSINA


Tudo o que se deseja num bom projeto visual é que ele possua ferramenta suficiente para que ela abra caminhos, estabeleça uma relação sensorial e crie um processo mítico.
Rever trabalhos no qual a limitação expõe o criativo é uma liçao sem igual para olhos técnicos.
O expressionismo alemão, que usa da imagem indireta, sua melhor bandeira, tem em "O GABINETE DO DR CALIGARI" seu melhor representante. Não só por iniciar uma linguagem que hoje denominamos de Terror Psicológico, mas que consegue expressar as possibilidades que a sétima arte poderia nos conceder.
Os closes pacientes, o cenário distorcido , a extravagancia dos atores e a narrativa em flashback (ousadissimo na época) puxou para o alto o exercicio fílmico entregando ao espectador um exercicio cognitivo de onde faria com que ele pudesse apreciar as idas e vindas no tempo de uma história. Nada mais obvio em dizer que inumeros artistas como Hitchcock , Kubrick e Shiamalan nunca atreveriam-se a filmar se não fosse por essa obra -prima (na raiz da expressão) de Robert Wiene produzida em 1919. Rever o "GABINETE" foi como aquela pergunta ao admirar os projetos de helicóptero de Da Vinci: - De ele conseguiu vislumbrar tudo isso?

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...