quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

RIR OU SORRIR



O homem é o unico animal que ri que procura rir que quer rir, e ganha com o outro rindo. E nessa busca de um prazer tão antropológico ás vezes ele erra o alvo.
Muitos amigos procuram na animação esse riso, e criticaram AS BICICLETAS DE BELLEVILLE esperando essa alegria que só neurologicamente acredito que possa ser explicado.

Eles não riram com essa pequena obra prima do traço 2d. Mas eu ri. Nada escancarado. acho que foi um sorrir, visto que esse filme franco canadense tem um humor-negro refinadissimo e esticou a piada num espaço tempo originalíssimo. A risada que ele propoe é a do riiculo que nos tornamos , na caricatura de nossos desejos expostos fisicamente pelos personagens. O sorriso é pelas sutilezas de um Cartoon animado ou pela homenagem aos grandes animadores do desenho preto e branco.
E apesar de ser uma comédia, a tragedia esta estampada em toda película. Or rir é rir de si mesmo, é de imaginar como seria um desenho de sua vida, suas aspirações esperanças , limitações e perdas. Meticulosamente desenhado. E aí o riso se transforam em choro, pois o homem é o unico que chora por perceber o belo.

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...