segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O BELO CINZA E MARROM (Análise:Mary e Max)


É impressionante o quanto um bocado de massinha deformada é capaz de fazer em nosso inconsciente coletivo ,e contar com honestidade a improvável (mas não impossivel) a amizade entre duas pessoas que podem estar escondidas em algum canto da nossa sociedade.

MARY e MAX é uma aula de que a humanidade em qualquer época sente-se desolada e abandonada quando percebe que a perfeição e os caminhos fáceis não estão em seu curriculo histórico. Usando dos mais obsoletos principios de comunicação virtual: cartas e maquinas de escrever, dá uma lição a todos que ignoram o passado, e o motivo pelo qual a própria internet existe : a solidão. A falta de compartilhamento. A necessidade quase fisica da amizade.

Nem a computação grafica estonteante e tridimensional da PIXAR consegue tal efeito.

Mary que cresce com a correspondencia representa todas as formas de traumas que uma criança sofre quando os pais simplesmente ignoram a sua existencia. E Max , mais velho , mas não menos abandonado, tenha sobreviver de seus proprios transtornos, e por não conseguir expressar sentimentos e emoções, lida com elas como se fossem doenças.

A todo momento ,sob lista incontavel de angustias , a "dasanimação" grotesca feita em dois mundos mais tetricos do que um dia Tim Burton poderia lembrar ( O mais perto da direção de arte que me fem a mente é Bicicletas de Belleville) o humor negro quase é esmagado pela desolação dos personagens, que acima de tudo são honestos, altruistas ,mas tão esmagados sobre as desventuras, que nenhum dos sonhos e riquezas comuns a meros mortais como nós , deixa-os satisfeito. Combinemos que não chega a ser uma aberração desumana se entupir de chocolate para aliviar as mágoas.

A bizarra sorte que a vida lhes proporcionaram lhe deram um unico presente. O valor de sentir-se amado pelo que é. Coisa que só uma verdadeira amizade, sem vinculo familiar pode proporcionar.

E como não se emocionar com o final óbvio nesse tipo de filme? O amor não é obvio? Só o aprendizado estar partindo de massinhas quase estáticas deformadas cinzas e marrons é que não é . Esta ai a beleza.

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...