domingo, 4 de novembro de 2007

A TROPA DO PADILHA (Análise:Tropa de Elite)


De repente, José Padilha tornou-se o o Capitão Nascimento do Cinema Nacional. Os elogios para o TROPA DE ELITE do tipo: "Melhor filme brasileiro que já vi." são muito mais honestos dos que foram para CIDADE DE DEUS quando pronunciados pelas mesmas pessoas. E o filme tem méritos para isso. Tanto quanto foi o Punk para a música mundial (mais atitude, menos arte).
O gênero"FILME de FAVELA" está definitivamente instaurado no cinema mundial, e os rumos da indústria cinematográfica do nosso pais mudarão por completo, e quiça, o início de uma mudança de referência em nosso país.

"QUEM BANCA O TRAFICO É BANDIDO TAMBÉM"

Na TV , em Florianópolis, um capitão da PM e o repórter que o entrevistava confessavam ao vivo que haviam assistido o filme duas semanas antes da estréia. Esse capitão nunca entrará no BOPE pelo jeito.
Apesar de recorrerem até a Nitzsche para explicar os motivos do sucesso a verdade é que
a pirataria fez com que o publico foco ( traficantes do morro e crianças envolvidas com ritmo de vida das favelas) vissem o filme e se vissem. Como sentir culpa de ter visto o filme de forma ilícita se nada chega de forma lícita a essas pessoas?
Se houver um TROPA DE ELITE 2 ( terá com certeza) e uma massificada fiscalização de alguma forma evitar a pirataria, resultará um boicote nacional ao filme e talvez até um processo revoltoso; "Se eu não posso ver o filme, playboy nenhum verá!"
O filme não conseguiu sensibilizar nem um estado de culpa no cretino do policial que acabou sendo pego pela propria falcatrua! erá por que para a maioria das pessoas o filme trata apenas de: ENTRETENIMENTO.

"Tu é Muleque!"

O diretor Padilha criou um monstro. Os signos inerentes e externos do filme ( "Quem merece ou não morrer ou que tipo de filme é lucrativo no Brasil) montou uma película transgenica que se hibridará de tal forma na cultura cinematografica do país que nada mais renderá dinheiro no pais se não atraves de sincretismo cultural.
As cenas de ação do Tropa de Elite são importadas da linguagem hollywoodiana (a edição sonora quase compromete) O Roteiro e a montagem tem uma linguagem tão anglo-saxonica que é impossivel não deixar de ouvir "só parece filme brasileiro por causa da favela".
Ignorar a história fílmica brasileira em troca do reconhecimento mundial é quase como confeccionar uma roupa em Brusque e vendêla com etiqueta da PUMA.
A equipe que Padilha reuniu respira Hollywood e encarna a profissão com vista ao exterior.Padilha não dirige o filme: ele coordena os profissionais, como Zagallo na copa de 98. Quando ele resolve mandar quase estraga tudo. Como o Neto em sua primeira missão.

"SENTA O DEDO"

O filme é bom? infelizmente é... e ele cultivará em crianças uma possibilidade de que se tornar policial é melhor que bandido. Não por causa nobre, mas por poder e liberdade. Nem bandido é tão cruel, até eles tem um código de ética e talvez não atirariam em desarmados e torturariam mulheres por vingança. A diferença entre o Nascimento do ONIBUS 174 e o Capitão é que o primeiro chegou ao ponto de se tornar bandido por falta de oportunidade. E o policial seguiu seus instintos.
MAs e daí? o sucesso é 100%? "SENTA O DEDO NESSA PORRA!"

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...