quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MEIO-OSCAR


GUERRA AO TERROR é no mínimo um fato sui generis na história do Oscar... A academia reencontrou o filme que está em circuito desde março de 2009 , e passou despercebido por todos até começar a ganhar premios importantes de fim de ano... no Brasil nem no cinema passou, típico de filmes tipo B, coloca na capa David Morse que tem 40 segundos de participação no filme, e não anuncia seu principal protagonista: Jeremy Renner.
Criticos famosos nem chegaram a se pre dsispor a vê-lo quando lançado.Um fato curioso no qual é impossivel se perguntar: O markenting faz o filme? O que tem de tão especial no filme que não foi percebido pelos produtores.
The Hurt Locker é uma dicotomia: adireção camera na mão de Katherin Bigelow é escancaramente inspirada no estilo de Paul Greengrass o que faz tornar dificilmente moderno na leitura dos "entendidos"... mas não se enganem o roteiro nos fascina até a metade do filme , no qual depois parece que inventa-se motivos para se falar mais do mesmo.
Se Tarantino nos lembrou da trajetoria fílmica americana em o formato cawboy X indio em plena segunda guerra, Bigelow abraçou um puro roteiro western trocando indios ou mexicanos por malvados e inteligentes (mas não tanto quanto os americanos) por iraquianos insurgentes ( que só tem um tipo de bomba a sua disposição )e mito Cawboi-heroi subversivo por um soldado viciado em adrenalina sem saber por que.
Por não saber se a diretora puxa ou saco ou critica, em saltos de personalidades que constrange, vai para ela meio-oscar, se é que existe...prova do mediocre ano administrado por hollywood.. mas o filme acaba ganhando aura de melhor IRAK-MOVIE( cenas como compara a visão do robô anti-bomba com a dos humanos é louvável)
Indiscutivelmente é um filme mais proximo da realidade do dia a dia Iraquiano...mas se ela ganhar como melhor filme...significa que a maior bomba cai no colo da hipocrita politica do Barack Obama.
Ou , ao meu ver, esse ano há uma luta no Oscar obscenamente aberta entre conceitos políticos: Democratas do AVATAR criticando invasão do poder econômico e tecnológico em paises "primitivos" e ai os Republicanos foram atras de um filme (esquecido pelas distribuidoras) que reitera a necessidade de se estar no Iraque...

Um comentário:

Professor AlexandrE disse...

'Puta que Pariu'... Essa foi muito boa... eu não tinha sacado, e provavelmente não sacaria jamais... Como sempre excelente Bruno, meus parabéns! Eu jamais imaginaria que os E.U.A. usariam o oscar como uma cerimônia partidária de oposição entre democratas e republicanos. E pior, isso com o claro intuito de justificar os 'possiveis' próximos atos de Obama... ou não... De novo meu amigo, meus mais sinceros parabéns!

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...