sexta-feira, 5 de março de 2010

SEM HUMANOS E SEM CINEMA


Andam discutindo-se tudo em AVATAR. Numa tentativa até desonesta de diminuir toda a pretensão auto-declarada de JAMES CAMERON, que havia conquistado tudo até o filme EXTERMINADOR DO FUTURO 2 , onde ali havia entendido o real sentido da palavra VISIONARISMO. De uma inteligencia e visão tecnológica fora de série, chamou para si , a mais de 20 anos o papel de Leonardo da Vinci do cinema. Resolveu criar obras do ponto de vista visual históricas e marcar o nome para o resto do registro da sétima arte como o cara que entendia do que se tratava o cinema de entretenimento.
O mais impressionante sobre o oprojeto AVATAR é de que todo o superlativismo tecnico que carregava durante 10 anos estavam escondidos no galpão. Cameron já tinha sentido toda a expectativa causada em TITANIC e acabou presenteando o mundo com um filme que uniu ficção-tecnica e historia de uma maneira única que poucos conseguem imitar e repetir o sucesso.
Quanto a AVATAR , CAMERON , como um semi-Deus ( e é isso que ele quis fazer com esse filme)colocar o mundo em 3D de forma definitiva,um FIAT LUX na sala de cinema, calando os urubus de plantão perante o espetáculo visual.
E para não ferir sequer o espetáculo, o que havia de menos inovador era o roteiro, que mistura-se a fórmulas que já deram certo ( Um dança com lobos + matrix as avessas e + Pocahontas alienígena). Atores movendo-se e falando com cautela para não sobressair ao brinquedo que estava a ser mostrado.
Há um certo toque democrata na concepção do filme quanto a nosso momento historico ( que em 10 anos ainda não se resolveu a questão e provavelmente se discutirá ao longo de mais 10 anos) mas nada alem do que discurso batido.
O romance é o mais leve e menos sexual possivel, para não ferir os puritanos e a religião abordada é mistica e ecológica. Até a monocor dos NA'VI não estabeleciam diferenças etnicas, ou apontavam para um grupo especifico.Mais uma vez a inteligencia de Cameron a favor da pluralidade da bilheteria. (Claro... Imagine PAixão de Cristo em 3 d)
Que os cinéfilos xiitas parem de passar por bobalhões... CAMERON não é mais cinema... isso ele largou faz tempo.... ele trouxe a capacidade de captar e tranceder a imagem do movimento para outro nivel...sem julgamentos... apenas espetacular e novo. Ou se quiserem para uma dimensão impensada até então.

Um comentário:

Fernando disse...

Interessante artigo, podemos dizer também que avatar tem um toque de O último samurai, estrelando Tom Cruise.

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...