sexta-feira, 19 de março de 2010

A ILHA E SEUS LIMITES


Há problemas de um diretor aceitar um filme por encomenda ara poder barganhar com produtores o filme que deseja fazer? não. E quando trata-se de Martin Scorcese? não sei. E quando trata-se de uma manobra da industria cinematográfica para conseguir nessa nova história do entretenimento onde o cinema deve ser cirurgicamente medido em custo-benefício? hmm.. tá ficando difícil.
Pois espero que ILHA DO MEDO tenha pelo menos passado por esses argumentos antes de sequer começar a ser cogitado. O roteiro é produto suficiente para que qualquer novato obtenha sucesso, ja que ele mesmo é uma ilha: não há por onde o espectador escapar. MAs o problema é chamar o público pra ve-lo ( veja o caso de GUERRA AO TERROR que não canso de mensionar) Um bom filme hoje precisa de chamarizes para a arrecadação necessária para o filme não se tornar "o sucesso que ninguem viu" . Scorcese + Di caprio + Terror . Formula estranha mas inteligente do ponto de vista dos marketeiros.
MAs é notorio o desconforto de SCORCESE como que está participando de um filme pornô para pagar a hipoteca . Ele mesmo disse em entrevista que foi um suplicio, mas culpou as locações na florestas que o aflingiam. Tipico de quem procura no objeto comrado o erro do comprador.
O filme é ótimo...Elenco apurado e fotografia excelente, ams como o dominio do texto era do papel nas mão dos atores, a ilha em si era os limites que os dialogos propunham e não davam espaço a tão famosa improvisação que Scorcese é partidário e que dá brilho a sua vitoriosa carreira.
A algema nitidamente chegava a pós pridução , numa edição do tipo: "muita coisa nada mais a dizer do que se ve".
Salvam-se pequenos brilhos de genialidade quando SCORCESE ( no seu alter ego em Di CAPRIO recebe uma bronca do chefe dos guardas quando ele diz: "Voce não me engana: Voce é um homem da violência") , e isso o proprio diretor esparava que alguem disesse para ele , mas acabou fazendo isso numa via misé en scene.
Será que SCORCESE precisaria de um filme "final-nem-tão-surpresa-assim" na sua carreira? ou seus documentarios maravilhosos precisam de patrocinios como esse.
MAs caso aparente que não gostei do filme,estou me concertando... não é isso... só estranho as mãos de um genio produzir tal filme que não traz momnetos primorosos... eu mesmo gostaria que meu pior filme fosse Ilha do Medo...
Fica no final o gosto do "filme que Scorcese poderia ter recusado" e ele continuaria SCORCESE.

2 comentários:

Professor AlexandrE disse...

sinceramente aprendo muito com seus post's... espero um dia poder me tornar pelo menos 50% do crítico de cinema quie és... Parabéns meu amigo e obrigado por proporcionar conhecimento e momentos de reflexão a meros humanos como eu.

Anônimo disse...

Para uma boa crítica, um bom admirador! um apenas não; Dois! leio assiduamente seus posts, imagino tudo que se passa por você...

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...