sexta-feira, 20 de março de 2009

CIDADE DE KRISHNA


O entretenimento está chegando ao limite... não porque haja um limite... o limite é imposto, pelo menos para o grande público que é responsável pelo ônus do mercado cinematográfico ocidental...
Procurar um ponto específico para agradar a s exigencias dos expectadores de cinema é muito mais complicado hoje para ganhar o dinheiro astronomico que se ganhava anos atras e os independentes tem sido a bola da vez, colocando para fora do eixo americano o grande olhar pop.
A Índia ( e a Inglaterra) com SLUMDOG MILIONARE encontrou seu nicho e abocanhou um gênero que só existe pelo fenômeno provocado por 2004 com CIDADE DE DEUS.
Danny Boyle viu sua possibilidade de contribuir ao estilo de Meirelles o seu estilo e não viu outro jeito de contar a história de um romance destinado e da ascenção de um descamisado a fortuna se não fosse com a ótica de um FILME FAVELA: Sujo, violento , esterotipado e no estilo documentário... dando a impressão de que o realismo e a realidade andam juntos.
Tecnicamente , o filme e impecável... Fotografia , e a inventividade da montagem é emocionante e inovadora... mas nada do que vemos é novo... estranho para um Boyle que sempre privou em seus filmes uma abertura experimental, no drama ou na forma de condução da narrativa ( O Di caprio Videogame de A Praia ainda é a aberração cinematografica original mais importante do cinema moderno desde que Felini resolveu nos deixar).
É como se Boyle resolvesse fazer seu Blockbuster sob a condição de exercitar estilos ( a homenagem da galinha para Meirelles é óbvia).
MAs tudo no oscar inusitado é época... e ver Boyle com aquele careca dourado na mão é mais do que uma justa adequação para o conjunto de sua obra... e como entretenimento SLUMDOG é único... como arte é tão profundo quanto um pires de cabeça para baixo.

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