sexta-feira, 13 de março de 2009

REENCARNAÇÂO DO MOJICA


Tudo o que se fala mundo afora de José Mojica Marins (o cineasta criador do ícone: Zé do Caixão) não passa de uma ode a autenticidade. E com razão... comprei um de seus filmes por curiosidade e acabei me tornando mais um fiél... sem idolatrias mas com um profundo respeito a quem nasceu para filmar... mas que comeu o pão que o Diabo amassou (sem trocadilho) para ver seus filmes acontecerem.
O reconhecimento foi tanto que militantes da área do cinema no Brasil se reuniram com esse senhor sexagenário e propuseram o projeto de ENCARNAÇÂO DO DEMONIO fechando a trilogia que fora interrompida em 68.
E para não usar de preconceito, nada como um comentário livre de paixões para hmenagear este que é um dos maiores cineastas vivos no Brasil.
Encarnação tem o melhor e o pior de Zé do Caixão... desde cenas claçadas numa maquiagem surpreendente sem efeitos especiais, como uma direção , montagem e fotografia eficiente como a canastrice rasgada de Mojica e seu personagem icônico. A favor da sua presença , o filme é uma caricatura de dois momentos cinematográficos no Brasil. O do porno-trash censurado da década de 70 com o ducumentarismo da época atula... como uma dicotomia cultural sangrando com um choque de gerações.
A mistura o próprio filme ensina a digerir, com a metáfora de Zé do Caixão vendo o mundo real em seu caos de trânsito, crianças drogadas e mortas e a vida moderna ignorando a natureza humana sendo trocada pela paz de um porão de torturas sádicas e ficticias como que um alívio impossivel contra stress de nossa propria luta diária.
Mojica sofisticou-se em sua câmera e até permitiu as inovações de montagem a favor de seu filme...e apesar das nítidas limitações e do roteiro violentado pela morte de Jece Valadão em plena filmagens ( e das claras cenas chupadas de alguns clássicos como "Coração Satânico") , o Velho Zé do Caixão provoca pesadelos... mas permite a nós , amantes do cinema sonhar com um cinema brasileiro puro, feito com a mais pura e inocente alma de quem comete o crime de fazer uma obra estruturada com talento e convicção.

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...