domingo, 1 de março de 2009

Sob a Sombra de Murphy


O que dizer de um filme que faz a anatomia de um projeto mal sucedido? Somos em OPERAÇÂO VALQUIRIA convidado a contemplar o fracasso da missão de um grupo de figurões da SS em plena segunda guerra assassinar o Fuhrer. Brian Singer mal desconfiava que esse mórbido voyerismo é no mínimo um para-raio das Leis de Murphy (que por coincidencia era militar) . Os revezes da história acabou por encarnar no próprio filme, desde um roteiro politicamente correto demais, que pecou em minimalizar o foco no quase herói Claus Schenk von Stauffenberg, e passou uma régua bidimensional no carter e motivos dos coadjuvantes que acabou por servir de um pelotão de "escadas" para a interpretação de Cruise. Este , por sinal, obedeceu como um soldado os pedidos de Singer em segurar seus tiques exagerados e nos brindou com um de seus melhores trabalhos... uma caracterização que maestrava o tom solene do filme.
Infelizmente, pelo tema, uma e outra hora o filme merecia uma virada de roteiro, ou umas cores mais berrantes do que desfile de impecáveis uniformes e closes em cigarros militares. Tanta sobriedade acabou remetendo a um sabor de covardia... Medo comum para quem mexe com fracassos dos outros.

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...