segunda-feira, 3 de maio de 2010

QUE MONSTRO SOU EU? (Análise de ONDE VIVEM OS MONSTROS)


Usar o cinema para criar metaforas psicológicas não é de hoje, visto que ele é ferramenta ideal para criar imagens que possam representar (ou significar segundo a semiótica)sentimentos que não conseguiriamos conceber sozinhos.
Na literatura, Alice no PAis das MAravilhas e Alice no PAis dos espelhos, pode-se dizer que tenha sido o marco decisivo de estruturar a ficção a favor da busca pelo ser e sua maturidade.
Porem os tempos são outros , e quem diria ,mais bárbaros. Arrancamos de nossas crianças uma maturidade que talvez elas não tenham... deixamos a natureza regis suas atitudes, e nossa culpa por correr atras de nossa felicidade em detrimento a companhia de nossos filhos tem os deixado ou nos deixado a mercê dos monstros da infancia.
Pois eles tomam corpo de uma forma conscientemente confusa, teatral e metalinguistica, sob cameras documentais e fotografias digitais chapadas em ONDE VIVEM OS MONSTROS,sob a otica do protagonista MAX: um menino em que se vê na fronteira de nosso pior periodo: o reconhecimento de si.
Entre travessuras que beiram a violência cruel e ataques de egocentrismos.. max acaba fugindo para uma ilha onde encontra MOnstros que sem nenhuma discrição representam as varias facetas de sua personalidade em construção.
O jogo metaforico construido pelo inventivo diretor SPIKE JONZE, que sob as letras de charlie kaupfmann já havia nos presenteados obras fundamentais para esse tipo de cinema: Quero ser John Malcovich e Adaptação... ficou de certa forma comprometido e visivelmente amenizado por fatores comerciais... onde o fator violencia que se apresenta desenvolver nunca se concretiza de fato.
Palmas para os olhares do jovem protagonista Max Records que alterna de forma incrivel momentos de ira, decepção,crueldade, amabilidade e criatividade, em olhares distintos , associados a personalidade de seus monstros.
Uma bela fábula,visualmente moderna e apesar de fantastica , é crua e estéril... em que bichos de pelucia violentos e com poderes eram protagonistas reais de nossa infancia.. e ainda são... substituidos talvez agora por idolos do esporte,da politica e por que não ...do cinema?

Nenhum comentário:

https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?SESSION=w8CUwMwYB1IIOH%2dO6WgiIXPNEe%2dnyusZYrbcNceqMe6NLlfTWyVLkhnkhUu&dispatch=5885d80a13c0db...